Pesquisador do ICB, Marcelo Menin, leva ciência a jovens por meio de livro
Uma pesquisa científica, com seus rigores metodológicos, é um processo acadêmico que leva tempo para ser concluído. Enfrenta inúmeras dificuldades em suas etapas e produz informações e resultados direcionados a um público seleto. Um grande desafio da ciência hoje é levar a produção científica a um público maior e, principalmente, com uma linguagem mais acessível.
Rompendo com o estigma de que a ciência é para um público restrito, o professor Marcelo Menin, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas, juntamente com os autores Domingos Rodrigues e Flávia Lima, vai lançar oficialmente o livro ‘Diferentes Formas de Nascer: conhecendo os girinos da Amazônia’, da Coleção Girinos do Brasil, no Congresso Brasileiro de Herpetologia, em Campinas - SP, que ocorrerá entre os dias 22 a 26 de julho deste ano.
A Rede de Pesquisa Girinos do Brasil, coordenada pela bióloga e professora da Unesp de São José do Rio Preto, São Paulo, Denise de Cerqueira Rossa-Feres, com apoio do CNPq, criou a Coleção (seis livros), com o propósito de divulgar a ciência. Acoleção é um material de educação e de divulgação científica, onde 24 pesquisadores de 15 universidades brasileiras, foram os responsáveis por desenvolver o projeto nos diferentes biomas brasileiros.
A coleção é composta pelos títulos ‘De girino a adulto, muita história para contar’; ‘Salvando a pele: conhecendo os girinos do Cerrado’; ‘Girinos comilões: conhecendo os girinos do Pantanal e do Chaco’; ‘Girinos de todo jeito: conhecendo os girinos da Mata Atlântica’; ‘Histórias de vida: conhecendo os girinos da Caatinga’ e ‘Diferentes formas de nascer: conhecendo os girinos da Amazônia’, do professor Marcelo Menin, Flávia Lima e Domingos Rodrigues.
Os autores destacam a importância de dividir os conhecimentos com as crianças, oferecendo informação de qualidade sobre os girinos e sobre os biomas brasileiros. "Muitos pesquisadores saíram por esse Brasil à procura dos girinos nos mais variados ambientes, como poças, brejos e riachos. Tudo isto para conhecer e estudar girinos de cinco biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e mais o Chaco brasileiro", afirmou a coordenadora do projeto, Denise Rossa-Feres.
O professor do ICB/Ufam, Marcelo Menin, afirmou que o grande desafio é mostrar para a sociedade os resultados da pesquisa e sua importância. “A ideia é atingir o público infanto-juvenil usando dados científicos, os quais foram transformados para uma linguagem acessível. Nós pesquisadores, acabamos sempre produzindo informações que são lidas somente por nossos pares, ou seja, por outros pesquisadores que tem interesse no mesmo assunto. Um dos grandes desafios que temos hoje é justamente mostrar para a sociedade os resultados das pesquisas e qual sua importância. Acredito que, levando informação de qualidade para esse público, permite sensibilizá-lo sobre a importância da biodiversidade e torná-lo aliado na preservação. Afinal, preservando o ambiente, estamos preservando a qualidade de vida da nossa própria espécie. A produção desse material representa uma importante conquista para a equipe do projeto. Os livros, agora impressos, serão distribuídos gratuitamente para escolas em diversas cidades do Brasil. O intuito é trabalhar com os professores da rede pública de ensino básico em parceria com as universidades”, destacou o professor, Marcelo Menin.
Redes Sociais